Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Notícias: Linha Verde agora com Ligeirão

principal

O Ligeirão azul, o maior ônibus do mundo, começou a circular na Linha Verde no sábado dia 07/05. Com 28 metros de comprimento, tem capacidade para 250 passageiros e desde março circula na linha expresso Boqueirão. O biarticulado ampliará em 47% a capacidade da linha, que atende por dia em torno de 27 mil passageiros.
Nos dias úteis, a frequência dos ônibus é de quatro minutos nos horários de maior movimento e de dez minutos nos demais horários. O trajeto percorrido tem 15 quilômetros com paradas nas cinco estações tubo da Linha Verde (São Pedro, Xaxim, Santa Bernadethe, Fanny e Marechal Floriano) – e em três estações da avenida Marechal Floriano (Parolin, Almirante Gonçalves e UTFPR). A linha tem como pontos de chegada e saída o Terminal Pinheirinho e a Estação Carlos Gomes, na rua Lourenço Pinto, no Centro.
O presidente da Urbs, Marcos Isfer, destaca que o Expresso Ligeirão será implantado gradativamente nos demais eixos de transporte, o primeiro deles, ligando o terminal Santa Cândida à Praça do Japão.
Os novos ônibus têm chassi Volvo e carroceria Neobus e contam com uma série de itens que garantem mais conforto aos passageiros. É o caso das plaquetas em braille com o número do ônibus afixadas nos bancos especiais, e de dispositivo que avisa o motorista quando um portador de deficiência está desembarcando.
Além do aviso sonoro, a abertura e fechamento das portas agora conta com aviso luminoso oferecendo maior segurança a quem dificuldade de audição. As barras de apoio que ficam próximas aos bancos especiais também têm relevo, facilitando a identificação dos bancos exclusivos para idosos, gestantes e deficientes, e um banco estofado é reservado a obesos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário