Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Praça 19 Dezembro


Também conhecida como a Praça do Homem Nu, foi inaugurada durante as comemoraçõesdo centenário da emancipação política do estado, ocorrida em 19 de Dezembro de 1853. 
O painel de azulejos de Poty Lazzarotto representa a evolução política do Estado; o painel em granito, de Erbo Stenzel, em alto relevo, representa os ciclos econômicos do Paraná; e o obelisco foi construído em comemoração ao centenário em 1953. Já o Homem Nu, também de Erbo Stenzel, representa o Paraná emancipado e sem medo do futuro.



 Veja como chegar

2 comentários:

  1. Que ótima ideia para um blog, Fernanda! Gostei bastante das postagens e decidi compartilhá-las com os leitores do Na Mira do Leitor. Vamos passear com você e ampliar o que já conhecemos sobre a capital paranaense.

    Receba o meu abraço e a certeza da leitura regular.

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana essa praça. Legal as histórias envolvendo o Homem e a Mulher nua. Diziam que o homem estava inclinando e que sua queda seria uma questão de tempo. Dizem (legal usar esse tipo de palavra, pois fica assim anônimo, misterioso) que só parou sua trajetória descendente quando a mulher foi retirada dos fundos do palácio e instalado ao seu lado! Mais uma lenda curitibana, naturalmente. Apesar dos autores serem os mesmos, não foram concebidas para ficarem juntas (inclusive a escala de ambos são diferentes).

    ResponderExcluir